O título de eleitor é um documento muito conhecido pelos cidadãos, utilizada para comprovar que os mesmos estão aptos para exercer o seu eleitorado ativo, ou seja, o mesmo pode votar em um candidato. Mas, para acompanhar o novo mundo, cheio de tecnologias, foi criado o Título de Eleitor Digital, saiba mais sobre ele abaixo.
Ter o título de eleitor é também uma condição mais do que fundamental para que o cidadão mantenha sua cidadania. Antigamente o título de eleitor era um documento impresso, que constava dados como:
- Data de nascimento
- Município
- Unidade da federação (UF)
- Zona eleitoral
- Seção eleitoral
- Entre outras informações importantes.
Com o avanço da tecnologia é óbvio que os documentos tinham que se atualizar também. Com isso, foi criado o título de eleitor digital, o aplicativo e-Título permite que os eleitores tenham acesso ao título de eleitor de maneira 100% digital, através do seu smartphone ou tablet.
Saiba também:
- Como obter o seu comprovante de votação 2022 durante ou após o pleito eleitoral.
- Como saber o local de votação em 2022.
Conteúdo
O que é o e-Título?
O e-Título é um aplicativo que poderá ser baixado no seu Smartphone, permitindo assim, que você tenha o seu Título de Eleitor em formato digital. A grande vantagem desse aplicativo é a presença de uma foto sua para identificação. Isso faz com que não seja mais necessário levar um documento de identificação com foto no momento de votação. Além disso, ele permite a consulta do título de eleitor 2022 de forma muito mais simples e rápida.
Além disso, com o e-Título o cidadão não precisará mais tirar a segunda via do documento, pois, todas as informações necessárias estão contidas no aplicativo.
Como Baixar o e-Título no Celular?
Para baixar o aplicativo no celular é bem simples e fácil, basta acessar a loja virtual do seu celular. Assim, na parte superior de busca e escrever “e-Título”, assim, vai aparecer as opções destinadas ao aplicativo, clique em instalar.
Ao finalizar o download clique em abrir, o seu dispositivo vai solicitar permissão para acessar seu dispositivo. Para ter acesso você vai precisar preencher um simples cadastro, onde será necessário informar:
- Seu nome de eleitor;
- Data de nascimento;
- Número de inscrição do seu título;
- Nome da sua mãe e pai.
Pronto! Após fornecer esses dados você consegue ter acesso ao seu título de eleitor digital, o aplicativo é inteiramente gratuito e você pode baixá-lo na sua loja virtual.
Como Funciona o Título de Eleitor Digital?
O aplicativo lançado pela a Justiça eleitoral no dia 1º de dezembro de 2017 veio para revolucionar o avanço da tecnologia. Além disso, será possível ter acesso ao título de eleitor digital através de qualquer dispositivo móvel que tenha acesso a internet. Dessa forma, o eleitor já poderá usar seu título nas eleições 2022 para votar.
Para ter acesso ao e-Título basta baixar o aplicativo na loja virtual, Play Store, disponível para celulares Android ou na loja Apple Store, disponível para celulares iOS.
A versão digital trará novidades a respeito da via tradicional utilizada e impressa, o documento terá agora a foto do eleitor que identificará o mesmo.
Novidades do e-Título
Esse aplicativo trará muitas vantagens e facilidade para a vida do cidadão que realiza a votação anualmente. Com o e-Título, você não precisará levar um documento de identificação no seu local de votação, pois o mesmo já contém uma foto sua e as filas para a emissão da segunda via do documento acabarão.
Futuramente ainda, será disponibilizado um mapa, para que a pessoa saiba onde será o seu local de votação e ainda, será possível justificar o voto 2022 pelo aplicativo.
Quem pode Utilizar o Título de Eleitor Digital?
A possibilidade de utilizar o título de eleitor digital só será possível para as pessoas que realizam o cadastramento biométrico. Durante a biometria, é feita a captura da foto digital do eleitor. Portanto, não há nada que impeça os eleitores de não realizaram o recadastramento ao votarem. Porém será necessário apresentar um documento original oficial com foto.
Através do aplicativo as pessoas sabem o local de votação, futuramente será possível também justificar as ausências no dia de votação. O aplicativo é, portanto, uma revolução tecnológica a respeito dos nossos documentos. Se ainda não cadastrou sua biometria não perca tempo. Agende o seu cadastramento e utilize o seu título de eleitor digital.