O sistema de eleições de maneira direta no Brasil está prestes a completar 30 anos. Eleições diretas são aquelas realizadas diretamente (perdoe-me a redundância) com o próprio povo, portanto, é um sistema que permite cada indivíduo manifestar sua opinião e ideologia nas urnas. Além disso, foi uma grande conquista de nossa democracia, alcançada com muita luta durante o século XX. E, para sustentar essa conquista, nada melhor que auxiliar o governo sendo mesário voluntário 2022 nas eleições de nosso país. Então, conheça como exercer esse belo cargo civil e saiba como trabalhar nas eleições 2022.
Conteúdo
Como ser um mesário voluntário em 2022
Para exercer esse cargo, basta que o eleitor se inscreva no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), de acordo com seu estado, ou compareça pessoalmente em seu cartório eleitoral. A sua inscrição será avaliada e, caso haja necessidade, será convocado e receberá um treinamento para estar apto para o evento.
Após a convocação, o eleitor terá 5 dias para recusá-la, exceto quando o motivo ocorrer após esse prazo. O eleitor deverá justificar o voto nas eleições e cabe ao juiz eleitoral a aprovação da recusa, porém, tal dispensa ocorre somente em casos excepcionais, pois, segundo nossas leis, o serviço eleitoral está acima de todos os outros.
Portanto, atente-se com esse compromisso, pois, caso haja ausência, o faltoso terá 30 dias para apresentar uma causa justa, caso contrário, uma multa será aplicada por meio da Guia de Recolhimento da União. Em casos de servidor público ou autárquico faltosos, sofrem como pena suspensão de até 15 dias. Todas as penas dobram caso a mesa não funcione devido aos faltosos ou caso o membro abandone o trabalho durante as votações.
Quem pode ser mesário e trabalhar nas eleições 2022
Todos os eleitores brasileiros podem exercer o papel de mesário durante as eleições 2022, exceto casos em que o eleitor seja:
- Candidato durante às eleições ou parente do mesmo, até segundo grau (incluindo cônjuge);
- Membro de diretórios de partidos políticos que exerça função executiva;
- Autoridade e policial, inclusive funcionário que executa cargo de confiança do poder Executivo;
- Pertencente ao serviço eleitoral;
- Menor de 18 anos;
- Ocupante de cargo de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais.
Excluso tais casos, todos os eleitores estão convidados a seres mesários voluntários.
Benefícios do mesário
Ao exercer o papel de mesário voluntário, o eleitor adquire certos benefícios. Tais são:
- Auxílio-alimentação de R$25, que deverá ser retirado em qualquer agência dos Correios no território nacional após as eleições;
- 2 dias de folga em seu trabalho, tanto trabalhador público, quanto privado, para cada dia que exerceu o papel de mesário voluntário e para cada dia de treinamento;
- Preferência em desempates de concurso públicos;
- Universitários poderão utilizar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar caso a instituição tenha convênio como o TRE da região.
Obs.: Os dias de folga recebidos poderão ser gozados a qualquer momento, porém, caso o eleitor mude de emprego, o mesmo perderá seus dias ganhados de folga.
Veja também:
Quanto ganha um mesário
Apesar de ser um belo cargo civil, um mesário não é remunerado, o mesmo recebe somente os benefícios citados anteriormente.
Nosso país vive afogados em crises políticas e econômicas, portanto, não podemos perder grandes conquistas de nosso povo, como a democracia e as eleições diretas, e ser mesário voluntário é uma boa maneira de auxiliar a conservar a nossa democracia.
COMO POSSO SABER SE EU FUI ESCOLIDA PARA SER MESARIA VOLUNTARIA JA FIZ A MINHA ESCRIÇÃO MAIS AINDA NÃO TIVE RESPOSTA
Quero saber se o meu caso já foi solucionado. Tenho mais de 60 anos, sou portanto do grupo de risco e estava convocado para trabalhar nas eleições 2020.