Como justificar o voto? Passo a passo de como apresentar justificativa

Ir até às urnas eletrônicas votar é um direito e uma obrigação dos eleitores. Quem não pretende votar em nenhum candidato, deve votar nulo, mas quem não compareceu até os estabelecimentos de votação precisa justificar o seu voto.

Não cumprir com a sua participação como cidadão nas eleições pode privar você de alguns recursos como o passaporte e a reservista. Além de estar sujeito a uma multa. Se você quer evitar esse problema.

O voto é um direito muito importante para todos os cidadãos. É através das eleições que os líderes políticos que vão representar os seus interesses devem ser elegidos.

Devido à grande importância desse evento, existem implicações para quem não cumpre com a participação nas eleições. Uma dessas situações é não poder se eleger ara cargos políticos, assim como também não poder retirar seu passaporte para viagens internacionais.

Por isso, o ideal é que o eleitor que não quer ter trabalho, fique atento à data das eleições 2022 e esteja ciente do seu local de votação. Um outro problema que acaba levando muitos brasileiros a precisarem justificar o voto é a possibilidade de um segundo turno de algumas disputas.

Quando se tem um resultado muito parecida, subtende-se que a população está indecisa ou empatada. O segundo turno vem para esclarecer os votos.

Algumas pessoas pensam que apenas o primeiro turno é obrigatório, então é necessário considerar o segundo turno eleições 2022 e saber que a sua participação em ambos é dever.

Se você acabou não seguindo as informações acima ou precisou estar ausente do seu ponto de votação, é necessário apesentar uma justificativa aos órgãos responsáveis. Veja como:

Passo 1

Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para encontrar os formulários de justificativa. Não esqueça de verificar para qual turno está apresentando o seu recurso. Você também pode tirar no dia da votação em pontos de urna eletrônica.

Passo 2

Vale a pena lembrar que o eleitor pode realizar o processo no próprio dia da eleição ou em um período de 60 dias após a realização de cada turno. O eleitor deve selecionar o formulário para o dia da votação ou para a pós-votação.

Passo 3

Para o dia da votação, compareça a um local de voto com seu documento oficial com foto, o título de eleitor e o formulário em questão preenchido. Para a pós-votação, os mesmos documentos devem ser entregues em uma unidade de cartório eleitoral.

 

Deixar uma resposta