Em 2022 teremos a eleição e escolha de novos representantes para o nosso município. E, como vivemos em uma democracia, a cada 4 anos devemos escolher através das eleições, novo líderes para gerir nossas cidades. Nesse momento, deve-se haver o voto consciente, a eleição de pessoas íntegras e com ideologias construtivas a fim de melhor a situação de nossas cidades e consequentemente do nosso país. Conheça ao decorrer dos próximos parágrafos um pouco mais sobre a apuração das eleições 2022.
Além de votar, também é necessária a atenção quanto aos resultados da eleição 202, pois, dependendo do estilo de administração que o político prometeu adotar, deve haver uma preparação por parte da população, pois, querendo ou não, empecilhos podem ocorrer. Portanto, atente-se aos resultados e prepare para possível situações. Mas como funciona a checagem dos resultados?
Desde que a urna eletrônica foi colocada em prática, em 1996 nas eleições municipais, os resultados das eleições são obtidos de maneira rápida e eficiente. Diminui a dúvida dos resultados e a lentidão causada pela contagem por seres humanos. Portanto, os resultados serão informados ao público no mesmo dia das votações de 2022 e de maneira mais confiável.
Como Funciona a Apuração das Eleições
A apuração das eleições nada mais é que a contagem dos votos que cada candidato recebeu da população. Esse processo fica a cargo das juntas apuradoras, nomeadas, segundo o Artigo 36 do Código Eleitoral, pelo Presidente do Tribunal Regional.
Os locais de votação e apuração, normalmente, são escolhidos pelos juízes presidentes de cada junta apuradora. Em cidades do interior, o local de apuração dos votos geralmente é o cartório eleitoral e, depois, os arquivos são transmitidos para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Enquanto nas capitais, os locais são diferentes dos cartórios, porém, mantendo cada circunscrição.
Além disso, a apuração sempre deve ser feita de forma transparente, como toda a população tendo acesso aos resultados ao vivo, evitando fraldes e atos antidemocráticos.
Fique por dentro: nem todo mundo precisa votar – veja quem faz parte do chamado corpo de voto facultativo 2022 e não é obrigado a votar nas eleições.
Resultados Apuração Eleições 2022
O início da apuração das eleições é dado as 17h (de acordo com os 4 fusos horários brasileiros, ou seja, os estados iniciam a apuração separadamente de acordo com o fuso horário que adotam), e a transmissão é realizada desde o começo.
Os mais variados canais das mais variadas mídias transmitem a apuração. São os mesmos canais que normalmente divulgam as pesquisas eleitorais 2022. Abaixo, alguns locais onde se poderá acompanhar os resultados:
Televisão
- Band
- Globo
- TV Brasil
- TV Senado
- TV Assembleia
Rádio
- Rádio Senado
- Rádio Jornal
- Globo FM
- BandNews
- Jovem Pan
- CBN
Sites e Blogs
- R7.com
- Terra
- O Globo
- Portal G1
- Uol
- IG
Também há a possibilidade de verificar os resultados através do aplicativo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.resultados&hl=pt_BR
- iOS: https://itunes.apple.com/br/app/resultados/id1136359313?mt=8
Vale relembrar mais uma vez que as eleições são responsáveis por alterar socialmente, economicamente e politicamente o nosso país. Portanto deve haver muita responsabilidade no processo de escolha do voto. Avaliando as ideologias do político e seu partido e, além disso, a integridade moral do mesmo.
O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro e o segundo turno, no dia 30 de outubro. E, nos dois casos, a apuração se inicia as 17h do mesmo dia e o resultado é anunciado poucas horas depois.