Agendamento Biométrico 2022 – Até o mês de março de 2018 os eleitores puderam fazer o recadastramento biométrico para as próximas eleições. 181 cidades brasileiras de 10 Estados diferentes estavam ainda com o processo acontecendo, outras 535 já tinham concluído o agendamento Biométrico 2022.
Se a sua cidade exige o cadastramento biométrico para as próximas eleições 2022 e você perdeu o prazo de fazê-lo, saiba que o seu título de eleitor será suspenso e após o mês de maio será cancelado. Com o documento cancelado o cidadão sofre algumas sanções como não poder participar de concursos públicos e nem fazer passaporte.
Se você quer saber mais sobre o agendamento e cadastramento biométrico, saber mais sobre os prazos, fazer o cadastramento, onde fazer, como funciona, documentos, dentre outros, acompanhe o nosso artigo que vamos explicar o passo a passo desse procedimento.
Conteúdo
Prazo para Biometria Eleitoral
O cadastramento da biometria para as próximas eleições foi até março de 2018. Entretanto, algumas cidades ainda não têm obrigatoriedade de realizar o cadastramento para as eleições deste ano.
Se a sua cidade já exige o cadastramento biométrico e você não fez o seu, é bem provável que o seu título de eleitor já esteja cancelado. Fazendo com que o cidadão sofra algumas sanções do governo e dificultando alguns procedimentos e direitos. Veja o que você deve fazer para regularizar o seu título:
- Levar o título de eleitor (mesmo cancelado);
- Documento de identificação oficial contendo foto, nome completo, data de nascimento, dentre outros;
- Comprovante de residência atualizado;
- Se homem, comprovante de quitação militar.
Agendamento Biométrico
O agendamento biométrico funciona basicamente em digitalizar todo o processo eleitoral. A biometria coleta a assinatura do eleitor, foto e digital para dar mais segurança e agilidade para as próximas eleições.
Para fazer o agendamento biométrico, é preciso:
- Verificar no site do TSE ou TER do seu Estado para saber se sua cidade já exige a obrigatoriedade da biometria já para as próximas eleições;
- Comparecer até o cartório eleitoral mais próximo levando documentos oficiais como, documento de identidade, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor;
- Caso o seu Estado precise fazer o agendamento antes, faça o agendamento no site oficial do TER do seu Estado.
Documentos Necessários
Mesmo com o prazo já vencido, o eleitor registrado na cidade que exige a biometria já para as próximas eleições deve comparecer ao cartório eleitoral o mais rápido possível para regularizar a sua situação.
Se a sua cidade ainda não exige a biometria, mas mesmo assim você deseja fazê-la para ficar antecipado com as exigências da justiça eleitoral, você deve entrar no site oficial do TSE ou do TER do seu Estado e fazer o agendamento da biometria e ir até o cartório eleitoral da sua cidade levando:
-
- Título de eleitor;
- Documentos oficiais como RG, CPF;
- Comprovante de residência;
Com esses documentos o cidadão irá regularizar a sua situação junto a justiça eleitoral e também não correrá o risco de sofrer sanções.
Saiba mais sobre o sistema eleitoral Brasileiro:
- Cargos Eleições 2022;
- Diferença Entre Voto Nulo e Branco
O que Acontece se não fizer o Recadastramento Biométrico?
O cadastramento biométrico é obrigatório para as cidades em que a justiça eleitoral já exige a biometria. Veja as sanções de quem não fizer o cadastramento biométrico:
- Fica impedido de prestar concursos públicos;
- Não pode emitir passaporte;
- Não recebe seu salário como funcionário público;
- Não consegue fazer matrícula em instituições públicas;
- Não consegue empréstimos em bancos públicos.